Vida Bem Sucedida

Vida Bem Sucedida

Devocionais Vida Bem Sucedida
Por Marcos Fink

Se eu cumprir o propósito de Deus em minha vida,
é certo que ela será bem sucedida.

Memorize:

“Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia”.

2 Timóteo 4.7-8a

Domingo

Texto Bíblico: Lucas 12.15; Eclesiastes 5.10

Comentário para ajudar a reflexão:
Nunca encontrei uma pessoa que buscasse o fracasso. Normalmente as pessoas traçam planos e estabelecem alvos para obter sucesso. Você quer ter sucesso? Quer uma vida bem-sucedida? Qual é a sua ambição? Será que fama, poder, um curso universitário, uma carreira profissional promissora ou ganhar muito dinheiro podem garantir o sucesso? Na verdade, isso depende de quais critérios vamos utilizar para medir o sucesso. A questão é a seguinte: queremos uma vida de sucesso seguindo os padrões deste mundo ou uma vida bem-sucedida aos olhos de Deus? Segundo os versículos de hoje, o dinheiro e os bens materiais são uma boa medida de sucesso? Por quê? Nesta semana vamos analisar a vida de duas pessoas da Bíblia e aprender como ter uma vida bem-sucedida diante de Deus.

Segunda

Texto Bíblico: João 4.34; 6.38

Comentário para ajudar a reflexão:
Jesus teve uma vida bem-sucedida? Se alguém teve uma vida realmente bem-sucedida diante de Deus, esse foi Jesus. Então, se quisermos ter uma vida bem-sucedida, precisamos olhar primeiramente para Ele. O que era mais importante para Jesus: ter conforto, comer bem, viajar, ser popular e ganhar muito dinheiro ou cumprir o propósito de Deus? Os versículos de hoje nos dizem o que era realmente importante para Ele. Note que o Mestre não tinha nem onde reclinar a cabeça (Lc 9.58) e nunca ganhou muito dinheiro. Leia também Marcos 10.45. Jesus sabia qual era o propósito de Deus para a sua vida? Se você observar com atenção os evangelhos, perceberá que tudo o que Jesus falava e fazia era coerente com o propósito de Deus. E você? Tem buscado compreender e cumprir o propósito de Deus para sua vida?

Terça

Texto Bíblico: Atos 9.1-19

Comentário para ajudar a reflexão:
Em Atos 9 temos o relato da conversão de Saulo. O que ele fazia antes da sua conversão (vv. 1-2)? Qual era a reputação de Saulo entre os crentes (vv. 13-14)? Ele era um perseguidor de crentes, mas no caminho a Damasco, a graça de Deus o alcançou e ele teve a sua vida transformada. E já foi logo informado qual seria o propósito para sua vida desse ponto em diante. Que propósito era esse (vv. 15-17)? Agora, ao invés de perseguir cristãos, Saulo tinha a incumbência de proclamar a mensagem do evangelho. Ele ficou sabendo também que não seria nada fácil cumprir esse propósito. Iria enfrentar muitos desafios e sofrimentos. Você gostaria de receber uma missão assim? Tem alguma área em que você não esteja obedecendo a Deus por que acha muito difícil? Hoje, peça para um amigo que ore por você sobre essa questão.

Quarta

Texto Bíblico: Atos 20.22-27

Comentário para ajudar a reflexão:
Saulo, posteriormente, passou a ser chamado de Paulo. No texto de hoje percebemos que ele foi obediente às ordens que recebeu do Senhor. Compare os versos 23-24 com Atos 9.15-16 que lemos ontem. O que Paulo poderia esperar em todas as cidades onde ele teria de ir (v. 23)? Mas o que era realmente importante para ele (v. 24b)? Que exemplo para nós é a vida de Paulo! Por onde ele passava, pregava o evangelho (v. 25-27), que era o propósito para o qual tinha sido chamado. E tem mais: além de abrir mão de conforto, família e da possibilidade de obter prosperidade material, ele estava disposto a abrir mão da própria vida (v. 24a). Hoje, aliste o que você considera importante em sua vida. Você está disposto a abrir mão disso para cumprir o propósito de Deus?

Quinta

Texto Bíblico: 2 Timóteo 4.6-8

Comentário para ajudar a reflexão:
Conheci um homem muito rico. Ele era admirado por tudo o que obteve em sua brilhante carreira profissional, mas especialmente por que ganhou muito dinheiro e, com isso, pôde adquirir muitas propriedades. De que valeu isso? Algum tempo depois, alguém me disse que este homem estava entrando na justiça contra a sua filha para poder ver a neta. O “sucesso” trouxe muitos problemas para a sua família. Será que esse homem teve realmente uma vida bem-sucedida? Quanto a Paulo, o texto de hoje nos mostra o que ele disse próximo ao final da sua vida. O que ele disse (v. 7)? Qual seria sua recompensa (v. 8)? Não é motivador? Você também gostaria de dizer, ao final da sua vida, palavras como as de Paulo? Então, “combata o bom combate e guarde a fé”. Obedeça a Deus e entregue-se a Ele em oração.

Sexta

Texto Bíblico: João 19.30b

Comentário para ajudar a reflexão:
Como já dissemos anteriormente, os evangelhos nos mostram que tudo o que Jesus falou e realizou tinha plena coerência com o propósito de Deus para sua vida aqui na terra, inclusive Seu sofrimento e Sua morte estavam dentro desse propósito e Jesus o cumpriu fielmente. Por isso, imediatamente antes de morrer, ele disse: “Está consumado”. Ou seja, Jesus estava dizendo que havia cumprido tudo o que Deus tinha preparado para que ele cumprisse. Você quer ter uma vida bem-sucedida diante de Deus assim como Jesus teve? Você está atento ao que Deus tem preparado para a sua vida, ou você está correndo atrás do sucesso que o mundo oferece? Vale à pena correr atrás das coisas deste mundo? Avalie sinceramente a sua vida e tome uma decisão sobre isso hoje, diante de Deus.

Sábado

Texto Bíblico: Mateus 22.37-40; 28.18-20

Comentário para ajudar a reflexão:
Mas como posso saber qual é o propósito de Deus para a minha vida? Os textos de hoje ajudam a esclarecer essa questão. Devemos obedecer ao Maior Mandamento (Mt 22.37-40) e à Grande Comissão (Mt 28.18-20). Podemos também ter a certeza de que Deus vai nos mostrar claramente as tarefas específicas que Ele tem para cada um de nós quando tememos a Ele (Sl 25.12), confiamos plenamente nEle (Pv 3.5-6) e obedecemos à Sua palavra (Sl 119.105). Compreendendo isso, não colocaremos mais o dinheiro ou a carreira profissional como prioridade, mas usaremos essas coisas como ferramentas ou meios para cumprir o que Deus quer de nós. Ore a Deus constantemente pedindo sabedoria e discernimento para compreender e cumprir a Sua vontade. Converse sobre o tema dessa semana com o seu líder ou com o seu pastor.

* Os devocionais Vida Bem Sucedida também foram publicados no Diário de Hora Silenciosa 2009, Semana 52, Clubes Bíblicos Palavra da Vida.