Caráter

Marcos E. Fink

CaráterQual é a importância do caráter de uma pessoa? É fácil conviver com uma pessoa de caráter duvidoso? Até no ambiente empresarial já estão percebendo que o caráter é mais importante que a competência, inteligência ou aptidão para realizar uma tarefa. Em geral, é mais fácil lidar com um erro ou limitação técnica de uma pessoa do que com um lapso de caráter.

Só que, ao invés de se lidar com o caráter das pessoas, investe-se quase que exclusivamente em esquemas de segurança e em sistemas de controle e auditoria. Esses sistemas estão cada vez mais aperfeiçoados, mas, mesmo assim, não conseguem monitorar adequadamente as pessoas sem caráter, que dia e noite estão procurando as falhas do sistema, e, se encontram uma, não perdem a oportunidade de agir conforme o seu mau caráter.

Pessoas de bom caráter não precisam de sistemas de controle e auditoria para monitorá-las. Pessoas de bom caráter agem de acordo com a sensatez e fazem o que é certo independentemente de monitoração. Para esses, os controles são úteis apenas como ferramentas de organização, administração e de geração de informações para tomada de decisões gerenciais.

Como é muito mais complicado lidar com o caráter das pessoas, especialmente em uma sociedade onde cada vez menos se dá importância aos valores absolutos no que se refere a caráter, é natural que os investimentos continuem em sistemas de segurança, controle e auditoria. Na minha opinião, essas duas questões deveriam ser tratadas de forma equilibrada.

A seguir, algumas frases sobre caráter, extraídas do livro O Impacto da Liderança com Integridade, Fred Smith, Editora Vida. Leia, pense e medite:

"O caráter é muito importante porque não pode ser totalmente avaliado; se for deficiente, porém, falhará no momento em que mais precisarmos dele. É quase impossível ajudar um caráter mal formado" (Pág 18).
"Poucas [pessoas] mudam de caráter após tornarem-se adultas" (Pág 45).
"O caráter puro é transparente" (Pág 47).
"A obediência constrói o caráter" (Pág 49).
"A confissão clareia e limpa nosso caráter" (Pág 50).
"As grandes qualidades na vida estão envolvidas no caráter de uma pessoa, tais como sabedoria, integridade, honestidade, lealdade, fé, perdão e amor" (Pág 84).

"O caráter determina como uma pessoa usa a sua inteligência" (Pág 109).

Lembre-se sempre: o caráter é mais importante do que a competência.
Você, pessoalmente, tem se esforçado para aprimorar o seu caráter?


Leia também...

Finanças: Desafios para a Liderança

Falar das dificuldades financeiras pelas quais tem passado as pessoas, famílias e instituições é quase que cair no lugar comum. Já não necessitamos de muitos argumentos e estatísticas para nos convencermos desta realidade. É bem possível que...

Leia mais...

Downloads Grátis

  Software Ganância Finanças
  Apostila de Finanças 2013
  Livreto de Finanças
  Folhetos Ganância

Artigos

  Artigos   Reflexões
  Orientações Práticas

Livre-se das Dívidas!

O Mordomo Fiel

O Mordomo Fiel não permite que o dinheiro o afaste de Deus.

"Outras [pessoas] ainda, como a semente lançada entre espinhos, ouvem a palavra; mas, quando chegam as preocupações desta vida, o engano das riquezas e os anseios por outras coisas sufocam a palavra, tornando-a infrutífera". [Mc 4.18-19]

Muitos crentes também colocam a busca por dinheiro e prosperidade material como prioridade das suas vidas, tornando irrelevante e infrutífero o seu testemunho cristão. Leia Mt 6.24. O Mordomo Fiel vive de acordo com as prioridades estabelecidas pelo Senhor (Mt 6.33; Mc 16.15; At 1.8). E você?

Veja todos... »


Textos Bíblicos

2Reis 4:1-7

1 Certo dia, a mulher de um dos discípulos dos profetas foi falar a Eliseu: "Teu servo, meu marido, morreu, e tu sabes que ele temia o SENHOR. Mas agora veio um credor que está querendo levar meus dois filhos como escravos".
2 Eliseu perguntou-lhe: "Como posso ajudá-la?"

Leia mais...

Eclesiastes 5:10-15

10 Quem ama o dinheiro jamais terá o suficiente; quem ama as riquezas jamais ficará satisfeito com os seus rendimentos. Isso também não faz sentido.
11 Quando aumentam os bens, também aumentam os que os consomem. E que benefício trazem os bens a quem os possui, senão dar um pouco de alegria aos seus olhos?

Leia mais...

Lucas 16:11
"Assim, se vocês não forem dignos de confiança em lidar com as riquezas deste mundo ímpio, quem lhes confiará as verdadeiras riquezas?"


Um pouco do Ganância em
Inglês: no Greed
Alemão: Gewinnsucht