Caráter

Marcos E. Fink

CaráterQual é a importância do caráter de uma pessoa? É fácil conviver com uma pessoa de caráter duvidoso? Até no ambiente empresarial já estão percebendo que o caráter é mais importante que a competência, inteligência ou aptidão para realizar uma tarefa. Em geral, é mais fácil lidar com um erro ou limitação técnica de uma pessoa do que com um lapso de caráter.

Só que, ao invés de se lidar com o caráter das pessoas, investe-se quase que exclusivamente em esquemas de segurança e em sistemas de controle e auditoria. Esses sistemas estão cada vez mais aperfeiçoados, mas, mesmo assim, não conseguem monitorar adequadamente as pessoas sem caráter, que dia e noite estão procurando as falhas do sistema, e, se encontram uma, não perdem a oportunidade de agir conforme o seu mau caráter.

Pessoas de bom caráter não precisam de sistemas de controle e auditoria para monitorá-las. Pessoas de bom caráter agem de acordo com a sensatez e fazem o que é certo independentemente de monitoração. Para esses, os controles são úteis apenas como ferramentas de organização, administração e de geração de informações para tomada de decisões gerenciais.

Como é muito mais complicado lidar com o caráter das pessoas, especialmente em uma sociedade onde cada vez menos se dá importância aos valores absolutos no que se refere a caráter, é natural que os investimentos continuem em sistemas de segurança, controle e auditoria. Na minha opinião, essas duas questões deveriam ser tratadas de forma equilibrada.

A seguir, algumas frases sobre caráter, extraídas do livro O Impacto da Liderança com Integridade, Fred Smith, Editora Vida. Leia, pense e medite:

"O caráter é muito importante porque não pode ser totalmente avaliado; se for deficiente, porém, falhará no momento em que mais precisarmos dele. É quase impossível ajudar um caráter mal formado" (Pág 18).
"Poucas [pessoas] mudam de caráter após tornarem-se adultas" (Pág 45).
"O caráter puro é transparente" (Pág 47).
"A obediência constrói o caráter" (Pág 49).
"A confissão clareia e limpa nosso caráter" (Pág 50).
"As grandes qualidades na vida estão envolvidas no caráter de uma pessoa, tais como sabedoria, integridade, honestidade, lealdade, fé, perdão e amor" (Pág 84).

"O caráter determina como uma pessoa usa a sua inteligência" (Pág 109).

Lembre-se sempre: o caráter é mais importante do que a competência.
Você, pessoalmente, tem se esforçado para aprimorar o seu caráter?


Leia também...

Últimas Palavras de Grandes Homens

Praticamente nada é mais esclarecedor do que o testemunho de moribundos. Mesmo mentirosos confessam então a verdade. Um olhar para o leito de morte revela muitas vezes mais do que todas as grandes palavras e obras em tempo de vida.

Leia mais...

Downloads Grátis

  Software Ganância Finanças
  Apostila de Finanças 2013
  Livreto de Finanças
  Folhetos Ganância

Artigos

  Artigos   Reflexões
  Orientações Práticas

Livre-se das Dívidas!

O Mordomo Fiel

O Mordomo Fiel é generoso.

"Há quem dê generosamente e vê aumentar suas riquezas; outros retém o que deveriam dar, e caem na pobreza. O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá". [Pv 11.24-25]

Você tem sido generoso? Veja algumas sugestões: 1) Ajude alguém necessitado; 2) Convide um amigo para lanchar e pague o lanche para ele; 3) Doe tudo que você não usou nos últimos 12 meses e que esteja em bom estado; etc. De que maneira você vai ser generoso nesta semana?

Veja todos... »


Textos Bíblicos

Romanos 13:1-7

1 Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas. 2 Portanto, aquele que se rebela contra a autoridade está se colocando contra o que Deus instituiu, e aqueles que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos.

Leia mais...

Provérbios 11:4,28

4 De nada vale a riqueza no dia da ira divina, mas a retidão livra da morte.
28 Quem confia em suas riquezas certamente cairá, mas os justos florescerão como a folhagem verdejante.

Leia mais...

Lucas 16:11
"Assim, se vocês não forem dignos de confiança em lidar com as riquezas deste mundo ímpio, quem lhes confiará as verdadeiras riquezas?"


Um pouco do Ganância em
Inglês: no Greed
Alemão: Gewinnsucht