Como Livrar-se das Dívidas

Howard Dayton

Trechos extraídos do livro O Seu Dinheiro, de Howard Dayton, Crown, Pág 44-50. Para ler o texto completo, leia os capítulos 5 e 6 desse livro.

Livre-se das DívidasDevido a singularidade de cada circunstância, a caminhada para sair das dívidas será unicamente sua. Os dez passos seguintes são um guia para a sua jornada. São passos simples, mas, para segui-los, é necessário um trabalho árduo. O objetivo é o Dia D - Dia sem Dívida, o dia em que você ficará totalmente livre das dívidas.

1. Ore.
O primeiro passo é o mais importante. Ore. Peça ajuda e a direção do Senhor em sua jornada rumo ao Dia D. Ele pode agir de imediato, como no caso da viúva (2Reis 4:1-7), ou de forma mais lenta, num período maior. Em ambos os casos, a oração é essencial.

2. Estabeleça um Orçamento por escrito.
Um orçamento escrito ajuda você a planejar para o futuro e analisar seus padrões de gastos, para ver quais você poderá cortar. É um freio eficaz no impulso de gastar.

3. Aliste o total dos seus bens - tudo o que possui.
Faça uma lista de cada item que possui: sua casa, seu carro, mobília, etc. Avalie a lista completa para determinar se deveria vender algum deles.

4. Aliste os seus compromissos - tudo o que você deve.
Muitas pessoas, em particular as que devem muito dinheiro, não sabem com precisão o quanto devem. No entanto, você deve alistar suas dívidas para ter uma idéia exata de sua atual situação financeira. Precisa alistar também os juros que seus credores estão cobrando por cada dívida. Ao analisar os juros em sua lista de dívidas, descobrirá que os custos de créditos variam muito. Alistar as suas dívidas vai ajudá-lo a estabelecer uma prioridade na redução da dívida.

5. Estabeleça um programa de pagamento para cada credor.
Mais uma vez, livrar-se das dívidas pode parecer entediante, mas é absolutamente necessário seguir esses passos. Ninguém conseguirá livrar-se de dívidas por acidente. Todos precisamos de um programa de pagamento sistemático por escrito para alcançar o objetivo do Dia D.

6. Considere um aumento dos rendimentos.
Com os possíveis ganhos adicionais, em primeiro lugar, decida antecipadamente utilizá-los para abatimento da dívida. Nossa tendência é gastarmos mais do que ganhamos, tanto se ganhamos muito, quanto se ganhamos pouco. Em segundo lugar, ganhe uma quantia adicional sem prejudicar seu relacionamento com o Senhor ou com sua família.

7. Não acumule dívida nova.
A única forma que conheço de não acumular dívida extra é pagando à vista, com dinheiro, cheque, ou cartão de débito, no momento da compra.

8. Seja satisfeito com o que você tem.
Vivemos numa cultura cuja indústria de propaganda tem maquinado, com poder e sofisticação, métodos de persuadir o consumidor a comprar. Freqüentemente, a mensagem tem a intenção de criar um descontentamento com aquilo que temos. Considere estes três fatores: (1) quanto mais televisão você assiste, mais você gasta; (2) quanto mais você olha revistas e catálogos, mais você gasta; e, (3) quanto mais você for às lojas, mais você gasta.

9. Considere uma mudança radical em seu estilo de vida.
Um número crescente de pessoas diminuiu suas despesas de modo significativo para se livrar das dívidas com mais rapidez. Algumas venderam suas casas e mudaram para outras menores. Muitas têm vendido os carros que têm prestações mais altas e comprado carros baratos para se livrarem das dívidas.

10. Não desista.
Desde o início, reconheça que haverá centenas de razões pelas quais você deverá desistir ou postergar seus esforços para se livrar das dívidas. Não caia na tentação de não continuar firme em seu compromisso. Não pare até que tenha alcançado seu objetivo maravilhoso de viver livre das dívidas. Lembre-se de que sair das dívidas é um trabalho bem difícil, mas a liberdade que você terá valerá a pena.


Software Ganância :: Finanças Pessoais

Outros textos de Orientação Prática


Leia também...

Egoísmo traz felicidade?

O Egoísmo traz Felicidade! Você já viu alguma religião, seita ou filosofia ensinar isso? Eu não. Você acha que o egoísmo pode nos dar uma vida relevante, gratificante, uma vida feliz?

Leia mais...

Downloads Grátis

  Software Ganância Finanças
  Apostila de Finanças 2013
  Livreto de Finanças
  Folhetos Ganância

Artigos

  Artigos   Reflexões
  Orientações Práticas

Livre-se das Dívidas!

O Mordomo Fiel

O Mordomo Fiel contribui generosamente.

"Destaquem-se também neste privilégio de contribuir". [2Co 8.7b NVI]

A contribuição é um importante princípio de Mordomia Fiel. Nossas contribuições, de certo modo, demonstram a importância que a obra do Senhor tem para nós. É um privilégio contribuir para a obra de Deus. São inúmeras as oportunidades. Você tem participado consistentemente desse privilégio?

Veja todos... »


Textos Bíblicos

Provérbios 3:1-26

23 Então você seguirá o seu caminho em segurança, e não tropeçará; 24 quando se deitar, não terá medo, e o seu sono será tranqüilo. 25 Não terá medo da calamidade repentina nem da ruína que atinge os ímpios, 26 pois o Senhor será a sua segurança e o impedirá de cair em armadilha.

Leia mais...

Jó 8:11-15

11 Poderá o papiro crescer senão no pântano? Sem água cresce o junco? 12 Mal cresce e, antes de ser colhido, seca-se, mais depressa que qualquer grama.
13 Esse é o destino de todo o que se esquece de Deus; assim perece a esperança dos ímpios.

Leia mais...

Lucas 16:11
"Assim, se vocês não forem dignos de confiança em lidar com as riquezas deste mundo ímpio, quem lhes confiará as verdadeiras riquezas?"


Um pouco do Ganância em
Inglês: noGreed.net
Alemão: Gewinnsucht.net