Justiça, Misericórdia e Graça

Marcos E. Fink - Ganancia.com.br

Justiça, Misericórdia e GraçaDefinindo com poucas palavras, poderíamos dizer que justiça é aplicar aquilo que é merecido (devido), misericórdia é não aplicar a punição merecida e graça é conceder um presente (favor) não merecido.

Quando flagradas em falta, a atitude mais comum das pessoas é se esquivar da justiça, tentando encobertar seu erro (dizendo “O que há de errado nisso?”) ou mentindo (dizendo “Não fui eu!” ou “Não fiz nada!”).

É interessante notar que, quando a questão é contra outras pessoas, temos a tendência de exigir justiça. Mas quando é contra nós, então imploramos por misericórdia ou graça.

Quando exigimos justiça, na verdade, estamos julgando e impondo a sentença. Somente quando olhamos para nós mesmos, e nos colocamos no lugar de quem foi achado em falta, passamos a entender melhor a misericórdia e a graça e a estendê-las também aos outros.

“Portanto, você que julga os outros é indesculpável, pois está condenando a si mesmo naquilo em que julga, visto que você, que julga, pratica as mesmas coisas” Rm 2:1.

Deus é justo, misericordioso e gracioso. Peça a Ele sabedoria para discernir quando (ou em que situação) agir com justiça, misericórdia ou graça.

Para refletir e debater

1) Reflita sobre como Deus exerce a justiça, a misericórdia e a graça para conosco.
2) Pense em como nós devemos exercer a justiça, a misericórdia e a graça para com os outros.
3) Diante de uma questão, reflita sobre as implicações no caso de agir com justiça, misericórdia ou graça.
4) Medite sobre assuntos relacionados, como vingança, exortação, disciplina, castigo, culpa, arrependimento e perdão.
5) Reflita sobre pecado, morte eterna, a obra de Jesus na cruz, remissão, salvação e vida eterna.
6) Estudos de caso: Caim (Gn 4:3-16); Davi (2Sm 11 e 12); A Mulher Adúltera (Jo 8:1-11); Os malfeitores na cruz (Lc 23:39-43); Eu e você perante Deus (Rm 3:9-10,23-24; Rm 5:1-11; Rm 6:20-23; Jo 3:16-18; Ef 2:1-11).


Leia também...

Princípios de Mordomia Fiel para o Boletim da sua Igreja ou Organização

Atualizado para 2013!! Disponibilizamos aqui 52 breves textos de reflexão sobre Mordomia Fiel. Faça download do arquivo (DOC ou PDF), copie e cole os textos, semanalmente, em um pequeno espaço no boletim...

Leia mais...

Downloads Grátis

  Software Ganância Finanças
  Apostila de Finanças 2013
  Livreto de Finanças
  Folhetos Ganância

Artigos

  Artigos   Reflexões
  Orientações Práticas

Livre-se das Dívidas!

O Mordomo Fiel

O Mordomo Fiel não permite que o dinheiro o afaste de Deus.

"Outras [pessoas] ainda, como a semente lançada entre espinhos, ouvem a palavra; mas, quando chegam as preocupações desta vida, o engano das riquezas e os anseios por outras coisas sufocam a palavra, tornando-a infrutífera". [Mc 4.18-19]

Muitos crentes também colocam a busca por dinheiro e prosperidade material como prioridade das suas vidas, tornando irrelevante e infrutífero o seu testemunho cristão. Leia Mt 6.24. O Mordomo Fiel vive de acordo com as prioridades estabelecidas pelo Senhor (Mt 6.33; Mc 16.15; At 1.8). E você?

Veja todos... »


Textos Bíblicos

Salmo 15:1-5

1 Senhor, quem habitará no teu santuário? Quem poderá morar no teu santo monte?2 Aquele que é íntegro em sua conduta e pratica o que é justo, que de coração fala a verdade 3 e não usa a língua para difamar, que nenhum mal faz ao seu semelhante e não lança calúnia contra o seu próximo...

Leia mais...

Lucas 16:10-15

13 "Nenhum servo pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará outro, ou se dedicará a um e desprezará outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro".
14 Os fariseus, que amavam o dinheiro, ouviam tudo isso e zombavam de Jesus.

Leia mais...

Lucas 16:11
"Assim, se vocês não forem dignos de confiança em lidar com as riquezas deste mundo ímpio, quem lhes confiará as verdadeiras riquezas?"


Um pouco do Ganância em
Inglês: no Greed
Alemão: Gewinnsucht