Amor ao Dinheiro

Devocionais por Marcos E. Fink

Amor ao DinheiroPois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males.

Memorize:
"Você, porém, homem de Deus, fuja de tudo isso e busque a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança e a mansidão. Combata o bom combate da fé. Tome posse da vida eterna...". 1 Timóteo 6.11-12a

Também publicado no Diário de Hora Silenciosa 2010, Semana 3, Clubes Bíblicos Palavra da Vida (clubesbiblicos.com.br).

Baixe estes devocionais em PDF

Domingo - Texto Bíblico: Hebreus 13.5

Comentário para ajudar a reflexão:
Você ama o dinheiro? Você é ganancioso? Acumular dinheiro é a sua prioridade de vida? Talvez essas perguntas sejam um tanto ofensivas, mas é necessário que sejam feitas. O que é amor ao dinheiro? Veja em um dicionário o significado das palavras ganância, avareza e cobiça, palavras relacionadas e que ajudam a compreender o que isso significa. O amor ao dinheiro continua dominando a vida e as atitudes de muitas pessoas hoje. É como um “deus” do nosso século, assim como nos tempos bíblicos. O que diz o versículo de hoje? Nesta semana, vamos ver mais sobre como a Bíblia alerta contra o amor ao dinheiro e como nos ensina a focar no que realmente é importante, ou seja, amar a Deus sobre todas as coisas (Lc 10.27). Apenas em Deus podemos realmente confiar (Sl 34.8), pois Ele jamais nos abandonará.


Segunda - Texto Bíblico: 1Timóteo 6.9-10

Comentário para ajudar a reflexão:
O dinheiro em si é neutro e é muito útil como meio de troca. Fica até difícil pensar como as coisas seriam sem o dinheiro. Perceba, então, que não é o dinheiro, mas o AMOR AO DINHEIRO, a ganância, que é a raiz de todos os males. O que o verso 9 diz que acontece com aqueles que querem ficar ricos? Segundo o verso 10, o que aconteceu a algumas pessoas que cobiçaram o dinheiro? São advertências sérias para aqueles que põem o dinheiro como prioridade de suas vidas. Hoje, anote 1Timóteo 6.9-10 em uma folha e, durante essa semana, sempre que estiver assistindo ao noticiário da TV ou lendo o jornal, compare as notícias com esses versículos. Você perceberá o quanto esses textos bíblicos são atuais e que, realmente, "o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males" (v. 10a).


Terça - Texto Bíblico: 1Timóteo 6.11-12

Comentário para ajudar a reflexão:
O texto de hoje começa assim: "Você, porém, homem de Deus, fuja de tudo isso... ". Tudo isso o quê? A resposta está nos versículos de ontem. Veja, então, que a Bíblia nos exorta a fugir do amor ao dinheiro e do desejo de ficar rico. Para proteger-nos disso, o que devemos buscar (vv. 11-12)? Se quiser ver outras virtudes que devem ser buscadas, leia também 2Pedro 1.3-11 e Gálatas 5.22-25. Precisamos combater o bom combate da fé, tomar posse da vida eterna (v. 12). O que significa isso? Veja João 17.3. Devemos crescer no conhecimento de Deus e de Jesus Cristo. Você conhece a Deus? Tem obedecido a Jesus Cristo (Jo 14.21)? Aliste as virtudes mencionadas nos versículos citados hoje e peça a um amigo ou ao seu líder que o encoraje a buscar firmemente essas coisas.


Quarta - Texto Bíblico: Lucas 3.7-14

Comentário para ajudar a reflexão:
João Batista foi enviado aos judeus para pregar o arrependimento e preparar o caminho para Jesus. As pessoas iam até João, eram confrontadas dos seus pecados (vv. 7-9), e perguntavam o que deveriam fazer. O que João respondia às multidões (v. 11)? O que ele respondeu aos publicanos (v. 13)? E aos soldados, o que ele disse (v. 14)? Note que as três respostas de João Batista confrontavam atitudes próprias daqueles que amam o dinheiro. Avalie a sua vida em relação a essas orientações de João Batista. Há alguma área que você precisa mudar? Há alguma atitude que você precisa confessar e pedir perdão a alguém? Ore ao Senhor e peça o Seu auxílio, para que a sua vida demonstre visivelmente frutos de arrependimento (v. 8a).


Quinta - Texto Bíblico: Lucas 18.18-27

Comentário para ajudar a reflexão:
O texto de hoje conta-nos a história de um homem que recusou a vida eterna, pois preferiu as riquezas que possuía. Como era o comportamento desse homem? Ele era religioso (vv. 20-21)? Além disso, será que ele era dizimista? Será que estudava as Escrituras? Eu creio que sim. Mas Jesus, sabendo que ele amava o dinheiro e que não estava apto para o Reino de Deus, deu uma ordem (v. 22) que ele não conseguiu obedecer (v. 23). Jesus deu a ordem para provar o coração dele. Ele foi reprovado. Note que uma vida de aparência religiosa e de freqüência regular na igreja não é garantia de salvação. Nosso coração não pode ser apegado às coisas deste mundo. Se você não tem certeza de que tem a vida eterna, fale hoje mesmo com seu líder ou com seu pastor, e tome uma decisão consciente por Jesus.


Sexta - Texto Bíblico: Lucas 19.1-10

Comentário para ajudar a reflexão:
A história de hoje contrasta com a de ontem. Quem era Zaqueu (v. 2)? Ele era religioso (v. 7)? Não, ele era um cobrador de impostos corrupto, odiado pelo povo, mas quando conheceu a Jesus teve a sua vida transformada. Compare com Lc 18.25-27. A conversão de Zaqueu (v. 9) mudou o modo como ele lidava com os seus bens. O que ele fez (v .8)? Ele arrependeu-se, passou a não mais amar o dinheiro e buscou corrigir os erros que havia cometido anteriormente. Se você já se converteu, qual é a importância que você dá ao dinheiro hoje? Há pecados que você precisa confessar e corrigir? Ao ver na TV tantas notícias de exploração, corrupção e desonestidade, lembre-se de Zaqueu, e ore para que Deus toque o coração dos homens envolvidos nesses crimes, para que também tenham sua vida transformada (v. 10).


Sábado - Texto Bíblico: Lucas 16.13-15

Comentário para ajudar a reflexão:
Você ama e serve a Deus ou ao dinheiro (v.13)? O texto bíblico (v. 14) diz que os fariseus amavam o dinheiro, e que zombavam de Jesus quando ele alertava sobre o perigo das riquezas. Amar o dinheiro é como zombar de Jesus. Preencha a lacuna a seguir com o seu nome: “_________________, que amava o dinheiro, ouvia tudo isso e zombava de Jesus”. Essa frase é verdadeira? Se for, analise seriamente a sua vida. Se não for, melhor, mas igualmente mantenha-se alerta: memorize Salmo 119.36 e faça desse versículo sua oração freqüente. Aprenda também a lidar com o dinheiro de maneira equilibrada, de acordo com a Palavra de Deus. No site GANANCIA.COM.BR você encontra mais devocionais, artigos e materiais para estudar e ser motivado a praticar o que a Bíblia diz sobre dinheiro e bens materiais. Deus te abençoe.

Baixe estes devocionais em PDF



Veja outros tópicos de devocionais:

Downloads Grátis

  Software Ganância Finanças
  Apostila de Finanças 2013
  Livreto de Finanças
  Folhetos Ganância

Artigos

  Artigos   Reflexões
  Orientações Práticas

Livre-se das Dívidas!

O Mordomo Fiel

O Mordomo Fiel domina o seu "impulso consumista".

"Mas o fruto do Espírito é: (...) paciência (...) e domínio próprio". [Gl 5.22-23]

Uma vida financeira desordenada revela a ausência, pelo menos, dessas duas características do fruto do Espírito. A seguir, perguntas que podem ser úteis para controlar o desejo de consumir (memorize e use-as para refletir antes de gastar): 1) É desejo ou necessidade? 2) Quanto tempo preciso trabalhar para ganhar tal quantia? 3) Há algo mais importante onde devesse gastar (ou investir) esse dinheiro? 4) Estou honrando ao Senhor com esse dispêndio?

Veja todos... »


Textos Bíblicos

Salmo 119:1-3

1 Como são felizes os que andam em caminhos irrepreensíveis, que vivem conforme a lei do Senhor! 2 Como são felizes os que obedecem aos seus estatutos e de todo o coração o buscam! 3 Não praticam o mal e andam nos caminhos do Senhor.

Leia mais...

Provérbios 3:1-26

23 Então você seguirá o seu caminho em segurança, e não tropeçará; 24 quando se deitar, não terá medo, e o seu sono será tranqüilo. 25 Não terá medo da calamidade repentina nem da ruína que atinge os ímpios, 26 pois o Senhor será a sua segurança e o impedirá de cair em armadilha.

Leia mais...

Lucas 16:11
"Assim, se vocês não forem dignos de confiança em lidar com as riquezas deste mundo ímpio, quem lhes confiará as verdadeiras riquezas?"


Um pouco do Ganância em
Inglês: noGreed.net
Alemão: Gewinnsucht.net