Confiança no Senhor

Marcos E. Fink

"Confie no Senhor de todo o seu coração, e não se apóie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos e ele endireitará as suas veredas". Pv 3.5-6

Reconheça o Senhor em todos os seus CaminhosEsse é um do meus textos bíblicos preferidos. O que significa realmente confiar no Senhor? Já parou para pensar?

Nós temos a tendência de achar que sabemos como agir e que temos o domínio da situação em que nos envolvemos. Não é fácil ter humildade e desconfiar da nossa própria inteligência e se submeter a Deus.

Para perceber o quanto me falta entendimento e sabedoria, eu comecei a me comparar comigo mesmo em épocas diferentes da minha vida. Por exemplo, há cinco anos eu era muito mais ingênuo, mais insensato e menos responsável. Se eu me comparar comigo mesmo daqui a cinco anos, quão ingênuo, falto de entendimento e insensato eu sou hoje?

Para mim tem sido um exercício diário aprender a confiar em Deus e me colocar sob sua dependência, pedindo sabedoria e a sua direção para a minha vida.

Bom é perceber que, através da leitura e da prática da Palavra de Deus, e através da motivação de amigos que também tem este objetivo, eu tenho evoluído um pouquinho a cada dia ... Muito bom é perceber que, realmente, Deus "endireita as minhas veredas". Também é gratificante perceber que quando, para mim, aparentemente, as coisas estão dando errado, na verdade elas estão dando certo. Para exemplificar, veja parte da história de José em Gênesis 37-41, lembrando que José manteve-se "reconhecendo o Senhor em todos os seus caminhos" - pois muitas vezes as coisas vão de mal a pior em nossa vida por simples conseqüência de nossa desobediência e pecado (Pv 19:3).


Os passos do homem são dirigidos pelo Senhor. Como poderia alguém discernir o seu próprio caminho? Pv 20.24

Quem é o homem que teme o Senhor? Ele o instruirá no caminho que deve seguir. Sl 25.12

Eu o instruirei e o ensinarei no caminho que você deve seguir; eu o aconselharei e cuidarei de você. Sl 32.8

Não há sabedoria alguma, nem discernimento algum, nem plano algum que possa opor-se ao Senhor. Pv 21.30



Leia também...

Princípios de Mordomia Fiel para o Boletim da sua Igreja ou Organização

Atualizado para 2013!! Disponibilizamos aqui 52 breves textos de reflexão sobre Mordomia Fiel. Faça download do arquivo (DOC ou PDF), copie e cole os textos, semanalmente, em um pequeno espaço no boletim...

Leia mais...

Downloads Grátis

  Software Ganância Finanças
  Apostila de Finanças 2013
  Livreto de Finanças
  Folhetos Ganância

Artigos

  Artigos   Reflexões
  Orientações Práticas

Livre-se das Dívidas!

O Mordomo Fiel

O Mordomo Fiel não permite que o dinheiro o afaste de Deus.

"Outras [pessoas] ainda, como a semente lançada entre espinhos, ouvem a palavra; mas, quando chegam as preocupações desta vida, o engano das riquezas e os anseios por outras coisas sufocam a palavra, tornando-a infrutífera". [Mc 4.18-19]

Muitos crentes também colocam a busca por dinheiro e prosperidade material como prioridade das suas vidas, tornando irrelevante e infrutífero o seu testemunho cristão. Leia Mt 6.24. O Mordomo Fiel vive de acordo com as prioridades estabelecidas pelo Senhor (Mt 6.33; Mc 16.15; At 1.8). E você?

Veja todos... »


Textos Bíblicos

Provérbios 11:4,28

4 De nada vale a riqueza no dia da ira divina, mas a retidão livra da morte.
28 Quem confia em suas riquezas certamente cairá, mas os justos florescerão como a folhagem verdejante.

Leia mais...

Tiago 5:1-6

1 Ouçam agora vocês, ricos! Chorem e lamentem-se, tendo em vista a desgraça que lhes sobrevirá. 2 A riqueza de vocês apodreceu, e as traças corroeram as suas roupas. 3 O ouro e a prata de vocês enferrujaram, e a ferrugem deles testemunhará contra vocês...

Leia mais...

Lucas 16:11
"Assim, se vocês não forem dignos de confiança em lidar com as riquezas deste mundo ímpio, quem lhes confiará as verdadeiras riquezas?"


Um pouco do Ganância em
Inglês: no Greed
Alemão: Gewinnsucht