Finanças e Bens Materiais

Finanças e Bens

Finanças e Bens Materiais [Panorama Resumido]
Por Marcos Fink

A vida de um homem não consiste
na quantidade dos seus bens

Memorize:

“Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens”.

Lucas 12.15

Domingo

Texto Bíblico: Eclesiastes 5.10-15,19

Comentário para ajudar a reflexão:
Encontramos na Bíblia mais de 2000 versículos sobre finanças, bens materiais e assuntos relacionados. Nestes devocionais vamos ver alguns princípios bíblicos que ensinam como lidar com o dinheiro e com os bens materiais à maneira de Deus. Acumular riquezas é o objetivo da vida? Os versículos de hoje (vv. 10,13) nos ajudam a perceber que não. Quanto dinheiro você tinha quando nasceu (v. 15)? E o que você poderá levar quando morrer? Leia também 1Crônicas 29.11-12 e responda: Quem é o dono de tudo o que existe? Quem dá as riquezas às pessoas? Para lidar bem com o dinheiro é necessário, portanto, que você RECONHEÇA QUE DEUS É O DONO DE TUDO, e que, durante a sua vida, é Ele quem lhe concede dinheiro e bens (v. 19), segundo a Sua vontade (Jr 27.5). Você reconhece isso? Avalie-se.

Segunda

Texto Bíblico: 1Timóteo 6.6-12a; Hebreus 13.5

Comentário para ajudar a reflexão:
O que deveria ser suficiente para você estar satisfeito (v. 8)? Você tem isso? Então, CONTENTE-SE COM O QUE VOCÊ TEM. O que acontece com aqueles que não estão contentes e ambicionam ficar ricos (v. 9)? O que pode acontecer com um crente que cobiça riquezas (v. 10b)? Para que isso não aconteça com você, o que você precisa fazer (vv. 11-12)? O que mais você poderia fazer para desenvolver uma vida de contentamento? Um jovem teve a idéia de fazer duas listas: em uma ele anotou tudo o que ele tinha e, na outra, os itens que ele gostaria de obter. Sempre que ele orava, podia ser grato por tudo o que possuía e também percebia quando Deus respondia e supria as suas necessidades. Assim, aprendeu a estar contente e dificilmente reclamava ou murmurava. Escreva você também as suas listas.

Terça

Texto Bíblico: Efésios 4.28

Comentário para ajudar a reflexão:
Estar contente não significa ser preguiçoso e acomodado. A Bíblia desaprova a preguiça (Pv 6.6-11). A desonestidade também é condenada (Lv 19.11 e Lc 16.10). O que o versículo de hoje diz ao que é desonesto? E, ao invés de furtar, o que ele deve fazer? Deus quer que você SEJA HONESTO em tudo, inclusive nas pequenas coisas. Há alguma atitude de desonestidade que você precisa confessar? Ao invés de furtar e utilizar meios ilícitos ou duvidosos, o que devemos fazer? A instrução bíblica para ganhar dinheiro é: TRABALHE DILIGENTEMENTE (Gn 3.19; Pv 12.24). Você acha que uma pessoa que não trabalha arduamente e não é honesta poderia esperar que Deus a abençoe em sua vida financeira? O que você deveria fazer para melhorar seus conhecimentos e habilidades para ser mais eficaz no trabalho? Há alguma tarefa pendente que você precisa terminar? Mãos à obra.

Quarta

Texto Bíblico: Romanos 13.8; Provérbios 22.7

Comentário para ajudar a reflexão:
“Compre agora, pague quando puder”. Cada vez mais, somos pressionados a seguir essa filosofia. Em algumas lojas até é preciso insistir para conseguir comprar à vista. “Como sou abençoado, estou endividado e cheio de contas!” Você já ouviu alguém dizer isso? Creio que não. E os juros? Quanto dinheiro jogado fora! O que os versículos de hoje dizem sobre dívidas? A Bíblia encoraja a dívida? Certamente você conhece alguém, talvez até da sua família, que está em grave crise financeira por causa de dívidas.
Para não ser atropelado por esses problemas, siga o conselho bíblico: EVITE DÍVIDAS, mantenha-se longe delas. Você tem dívidas? Decida se livrar delas: ore, faça uma lista das suas dívidas e elabore um rigoroso cronograma de pagamento. Não tem dívidas? Comprometa-se a continuar assim.

Quinta

Texto Bíblico: Provérbios 21.5,20

Comentário para ajudar a reflexão:
Para evitar problemas financeiros, é necessário praticar o mais básico princípio de administração financeira pessoal: GASTE MENOS DO QUE VOCÊ GANHA. Segundo os versículos de hoje, é sábio seguir este conselho? E o tolo (insensato), como ele age (v. 20b)?
O que acontece quando se gasta menos do que ganha? Isso mesmo, sobra dinheiro. Para praticar isso, é necessário seguir o conselho do v. 5: PLANEJE OS GASTOS. Utilizar um orçamento pode ajudar bastante, ter domínio próprio (Gl 5.23) e controlar o impulso consumista também. Antes de gastar, reflita: É desejo ou necessidade? Há algo mais importante onde eu deveria gastar este dinheiro? Quanto tempo preciso trabalhar para ganhar esta quantia? ECONOMIZE, gastando com sabedoria. A maioria das pessoas, infelizmente, prefere ter dívidas. E você?

Sexta

Texto Bíblico: Salmos 37.21,25-26; Provérbios 11.24-25

Comentário para ajudar a reflexão:
O que os ímpios fazem (v. 21a)? E os justos (vv. 21b,26). Nesse aspecto, você tem agido como um ímpio ou como um justo? Leia também Filipenses 2.3-4 e Gálatas 2.9-10. A Bíblia nos encoraja a combatermos o nosso egoísmo, instruindo-nos a olhar para as outras pessoas e a fazer algo prático para suprir as necessidades delas. Mas como podemos ajudar as pessoas se estamos escravizados a problemas financeiros? Essa é uma boa razão para ter uma vida financeira equilibrada, para dispormos de recursos para auxiliar os outros. Como você poderia ajudar, hoje, uma pessoa pobre que você conhece? De que maneira você está usando os seus bens para demonstrar o amor de Jesus aos outros? Deus quer que você SEJA GENEROSO. Lembre-se sempre: “Há maior felicidade em dar do que em receber” (At 20.35b).

Sábado

Texto Bíblico: Mateus 6.19-24; Colossenses 3.2

Comentário para ajudar a reflexão:
É bastante provável que quem praticar os princípios que estudamos nesses devocionais se torne próspero e financeiramente estável (não necessariamente rico). Cuidado, pois, com a tendência de fazer do dinheiro e dos bens materiais a prioridade da sua vida. Qual é a advertência de Jesus em Lucas 12.15? Qual é o cuidado que devemos tomar (vv. 21, 24)? Devemos priorizar as coisas deste mundo ou buscar as coisas eternas (vv. 19-20)? Compare os versos 22-23 com 2Coríntios 4.18.Uma boa administração financeira não faz sentido se não tiver o foco naquilo que é eterno. Observe Cl 3.2.
Portanto, VIVA NA PERSPECTIVA DA ETERNIDADE. E não esqueça de constantemente investir parte do seu dinheiro na obra de Deus: INVISTA NO QUE É ETERNO. “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça…” (Mt 6.33). Reavalie as suas prioridades.

* Os devocionais Finanças e Bens Materiais também foram publicados no Diário de Hora Silenciosa 2008, Semana 39, Clubes Bíblicos Palavra da Vida.