Mordomia Fiel 1 - Bíblia com Livro e Caneca de Café

Mordomia Fiel 1

Mordomia Fiel 1 [As Verdadeiras Riquezas]
Por Marcos Fink

Administrando o que é de Deus
da maneira de Deus

Memorize:

“Assim, se vocês não forem dignos de confiança em lidar com as riquezas deste mundo ímpio, quem lhes confiará as verdadeiras riquezas?”

Lucas 16.11

Domingo

Texto Bíblico: Lucas 16.11

Comentário para ajudar a reflexão:
Você conhece alguém que não precisa lidar com dinheiro? Conhece algum lugar no mundo onde não existe dinheiro? Pois é, todos nós precisamos usar o dinheiro no nosso dia-a-dia e precisamos de bens materiais para suprir as nossas necessidades. Sendo assim, você não acha que seria conveniente lidar com o dinheiro e com os bens materiais da maneira de Deus? O que o versículo de hoje diz sobre isso? Veja também Provérbios 3.9. O que mais lhe chamou à atenção nesses versículos?
Para que possamos honrar a Deus com todos os nossos recursos e sermos dignos de confiança em lidar com as posses materiais, precisamos saber o que a Bíblia ensina sobre isso. Você sabe o que a Bíblia diz sobre dinheiro e bens materiais? Sobre isso é que vamos ler e estudar um pouco nestas próximas três semanas. Memorize hoje Lucas 16.11.

Segunda

Texto Bíblico: Lucas 12.13-21

Comentário para ajudar a reflexão:
É comum encontrarmos pessoas que querem ficar ricas e que fazem disso a prioridade das suas vidas. Você gostaria de ficar rico? Por quê? Você acha que viver em busca de riquezas materiais é um objetivo nobre para a sua vida? A vida consiste em buscar riquezas e bens materiais (v.15)? O que Deus disse ao homem que queria ficar rico (vv. 20-21)? O que 1Timóteo 6.9-10 diz que pode acontecer com aqueles que almejam ficar ricos? Leia também Eclesiastes 5.10-15, Marcos 4.18-19 e Lucas 18.24-25.
É importante esclarecer que ser rico não é pecado, e, de fato, existem pessoas ricas e piedosas, tementes a Deus. Mas a Bíblia alerta, veementemente, que colocar a busca por riquezas como prioridade da vida, e, especialmente, amar o dinheiro, leva a um caminho de afastamento de Deus. Você tem permitido que o dinheiro o afaste de Deus? Avalie-se.

Terça

Texto Bíblico: Mateus 6.19-21,24,33

Comentário para ajudar a reflexão:
Qual deve ser a prioridade de um cristão (v.33)? Onde deve estar o seu coração (v.21)? E a quem ele deve servir (v.24)?
E você, onde está o seu coração? A quem você está servindo?
É fácil saber isso. Basta você responder a si mesmo as seguintes perguntas: “Em que estou investindo o meu tempo?” e “Em que estou gastando o meu dinheiro?”. O fato é que nós investimos o nosso tempo e gastamos o nosso dinheiro naquilo que é importante para nós. Pense sobre isso hoje e avalie como tem sido a sua vida. Será que você precisa mudar? Há algo na sua vida que você está dando importância além do que deveria?
Ore para que Deus lhe dê sabedoria e lhe mostre o que você deve fazer para estar certo de que está buscando o Reino de Deus em primeiro lugar.

Quarta

Texto Bíblico: 1Crônicas 29.11-12

Comentário para ajudar a reflexão:
Quem é o dono de tudo o que existe? Quem está no controle das pessoas e das circunstâncias? Veja também Jó 41.11; Salmos 24.1-2; 135.6; Provérbios 21.1 e Atos 17.26.
Você crê, de fato, que Deus é o dono de tudo o que existe e que Ele está no controle das pessoas e das circunstâncias? Suas atitudes revelam isso? Como você pode se tornar mais consistente em reconhecer que Deus é o verdadeiro dono das suas posses?
Pense em algo que você pode fazer hoje que o ajude a reconhecer Deus como controlador da sua vida e dono de tudo o que existe. Sugestão: leia o texto de hoje diversas vezes. Escreva numa folha esses versículos e pendure na parede do seu quarto.

Quinta

Texto Bíblico: Provérbios 3.9

Comentário para ajudar a reflexão:
Vimos ontem que Deus é o dono de tudo. Então, qual é a nossa parte? A nossa parte é sermos bons mordomos, administradores fiéis daquilo que Deus confia a nós (Jr 27.5), conforme a sua vontade. Assim, precisamos ser dignos de confiança e honrá-lo com 100% dos nossos bens, e não apenas com 10% dos nossos rendimentos. Leia Lucas 12.42-43. Você tem honrado ao Senhor com tudo o que possui? Tem dado o melhor para Ele? Você tem sido um mordomo fiel? Para que um cristão possa ser um mordomo fiel, é necessário que ele saiba quais são as responsabilidades do mordomo fiel. A partir de amanhã, vamos ver algumas dessas responsabilidades.
Em oração, responda: Você quer realmente ser um mordomo fiel? Veja hoje, em um dicionário, o significados das palavras mordomo e administrador.

Sexta

Texto Bíblico: Gênesis 39.1-6;20-23

Comentário para ajudar a reflexão:
O mordomo fiel trabalha diligentemente.
Quem estava com José (v.2)? Na casa de Potifar, José era diligente (v.3)? José era confiável (v.6)? Quem o Senhor abençoou por causa de José (v.5)? Depois que José foi mandado para a prisão (v.20) por não ter pecado contra o Senhor (v.9), como ele se comportou lá (v.22)? Na prisão, José era confiável (v.23)?
José trabalhava diligentemente, e fazia o melhor que podia em qualquer tarefa que tinha para fazer. Até o patrão era abençoado por causa de José. Com que atitude você tem realizado as suas tarefas? Se você já tem um emprego, responda: Você costuma murmurar ou reclamar do seu trabalho ou do seu salário? A nossa sociedade precisa urgentemente de trabalhadores como José. Que tal você? Caso ainda não trabalhe, seja diligente em todas as tarefas que tiver, inclusive as da escola.

Sábado

Texto Bíblico: Colossenses 3.23-24; Efésios 6.6-8

Comentário para ajudar a reflexão:
Relacione os textos de hoje com o que você leu ontem sobre José, pois estes versículos mostram qual era a atitude de José em tudo o que fazia. Por outro lado, é comum ouvirmos sobre pessoas que trabalham bem apenas quando o chefe está por perto. Quando o chefe sai, o empregado fica jogando joguinhos no computador e navegando na internet, e deixa de lado o seu trabalho. Qual tem sido a sua atitude? Segundo os textos de hoje, qual é o seu verdadeiro patrão? De que forma isso deve afetar a sua atitude no trabalho e nas atividades que você realiza? O que você pode fazer hoje para se tornar mais diligente?
Que o Senhor, seu verdadeiro chefe, que está supervisionando você o tempo todo, possa lhe dar o ânimo necessário para que você trabalhe diligentemente e realize com excelência tudo o que faz. Que tal conversar hoje sobre a diligência no trabalho com alguém da sua família?

* Os devocionais Mordomia Fiel (1) também foram publicados no Diário de Hora Silenciosa 2007, Semana 50, Clubes Bíblicos Palavra da Vida.