Mordomia Fiel 3 [O que Realmente é Importante]

Devocionais por Marcos E. Fink

Ganhar o mundo inteiro?Administrando o que é de Deus
para o Reino de Deus

Memorize:
"Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?" Marcos 8:36


Também publicado no Diário de Hora Silenciosa 2007, Semana 52, Clubes Bíblicos Palavra da Vida (clubesbiblicos.com.br).





Baixe estes devocionais em PDF

Domingo - Texto Bíblico: 2Coríntios 9:6-7; Provérbios 3:9b 

Comentário para ajudar a reflexão:
O mordomo fiel contribui com alegria, com dízimos e ofertas, auxiliando a sustentar a obra do Senhor.
A nossa contribuição deve ser dada por obrigação? Então qual é a atitude correta ao contribuir? (Ver Mt 23:23; Lc 21:1-4; 1Co 13:3; 2Co 9:5,7). Isso mesmo, a contribuição não deve ser dada com hipocrisia, avareza ou por obrigação, mas sim com amor, alegria, confiança, gratidão e, muitas vezes, com sacrifício. Contribuir não é negociar com Deus. Contribuir é adorar a Deus. Avalie, em oração, como tem sido a sua atitude ao contribuir. Você acha que uma pessoa endividada, cheia de contas para pagar, consegue ofertar com amor e alegria? Essa é uma boa razão para não ter dívidas. Deus não está tão preocupado com a quantidade, mas sim, com o coração! Você tem contribuído regularmente de alguma forma?
Se não, o que você pode fazer a partir de hoje para mudar isso?


Segunda - Texto Bíblico: 2Coríntios 8:1-7; Mateus 28:18-20 

Comentário para ajudar a reflexão:
O mordomo fiel investe na expansão do Reino de Deus. Ele quer ter o privilégio de participar financeiramente da Grande Comissão (Mt 28:18-20).
Você tem usado parte do seu dinheiro nisso? Algumas sugestões de como você pode fazê-lo: 1) Compre folhetos evangelísticos e distribua-os; 2) Compre uma Bíblia e dê de presente para um amigo que não tem ou que não conhece a Cristo; 3) Envie uma oferta para um seminarista ou para um missionário; 4) Pague uma parte do custo de um acampamento para alguém que não tem condições de ir ou para um amigo que não conhece a Cristo; etc. Aumente esta lista. Veja quantas oportunidades!
Ore e peça a Deus para que Ele providencie recursos para que você possa pôr em prática algumas dessas sugestões regularmente.


Terça - Texto Bíblico: Romanos 12:13; 1Timóteo 6:18 

Comentário para ajudar a reflexão:
O mordomo fiel é generoso. Você acha que 1Timóteo 6:18b deveria ser comum para um cristão? Isso é comum na vida dos cristãos da sua igreja?
A generosidade é uma excelente maneira de combatermos o nosso egoísmo. Você tem sido generoso? Veja algumas sugestões: 1) Convide um amigo para lanchar e pague o lanche para ele; 2) Dê um chocolate ou um refrigerante para um amigo, sem esperar nada em troca; 3) Leve e distribua um pacote de balas ou uma caixa de bombons na sua reunião de adolescentes ou jovens, ou na sala de aula; 4) Ajude alguém necessitado; etc.
Veja como Provérbios 11:24-25 é também uma motivação para a generosidade.
Cultive a generosidade. De que maneira você vai ser generoso hoje?
"Há maior felicidade em dar do que em receber". Atos 20:35b.


Quarta - Texto Bíblico: Jó 1:1-3; 42:5-6; Lucas 9:57-62 

Comentário para ajudar a reflexão:
O mordomo fiel estabelece um estilo de vida coerente com o propósito que Deus tem para ele.
Compare a vida espiritual de Jó, Abraão, José, Davi, Jesus e Paulo com o patrimônio material que eles possuíam. Você perceberá que o patrimônio de cada um era coerente com o propósito que Deus tinha para a vida de cada um deles. Quanto a você: o seu patrimônio material ou o patrimônio que você deseja alcançar está de acordo com o propósito de Deus para a sua vida ou isso o está impedindo de seguir a Jesus verdadeiramente?
Você vive fazendo planos para ficar rico? Você estuda ou trabalha apenas para ganhar dinheiro ou você faz essas coisas para cumprir o propósito de Deus em sua vida? Avalie o seu estilo de vida, as suas motivações, e entregue o seu futuro nas mãos de Deus.


Quinta - Texto Bíblico: Filipenses 4:11-13 

Comentário para ajudar a reflexão:
O mordomo fiel experimenta uma vida de contentamento.
O contentamento precisa ser aprendido? Mesmo estando na prisão, Paulo demonstrou contentamento. Como ele conseguiu isso (v.13)? O contentamento depende das circunstâncias? Não, depende do seu coração.
Veja algumas atitudes que revelam descontentamento: cobiça, ganância, ter dívidas, ser desonesto, reclamar do trabalho ou do salário, etc. Que outras atitudes mostram a falta de contentamento? Aliste. Note que a desobediência aos princípios de mordomia fiel gera descontentamento.
O mundo nos incentiva a nunca estarmos contentes com o que temos. Devemos sempre querer mais. O que você deve fazer para experimentar uma vida de contentamento? Você demonstra contentamento com as suas posses?


Sexta - Texto Bíblico: Marcos 8:34-38; Hebreus 11:13-16 

Comentário para ajudar a reflexão:
O mordomo fiel vive na perspectiva da Eternidade. O mordomo fiel entende que a Eternidade é mais importante que qualquer coisa deste mundo (Mc 8:36).
Se a pergunta do verso 36 fosse feita diretamente a você, o que você responderia? Lendo Hebreus 11, o que a Bíblia diz que Abel, Enoque, Noé e Abraão esperavam (v.16)? Veja também Mateus 6:20; Colossenses 3:2; 2Coríntios 4:18 e Apocalipse 3:21. A esperança da vida eterna está fazendo alguma diferença no modo como você vive? Você tem vivido na perspectiva da Eternidade?
Compartilhe com alguém que não conhece a Jesus sobre a vida eterna que somente Deus pode dar.


Sábado - Texto Bíblico: Mateus 25:14-31 

Comentário para ajudar a reflexão:
Que princípios de mordomia fiel você pode encontrar na parábola dos talentos? O que mais lhe chamou à atenção?
Você também quer ouvir do Senhor as palavras do verso 23? Então, fique atento! Saiba que o dinheiro e os bens materiais têm grande potencial de "subornar" o seu coração (Mt 6:21,24) e desviar você do propósito de Deus (1Tm 6:10b). Não permita isso! Que o Senhor o auxilie a se tornar um mordomo fiel.
Nessas últimas três semanas, estudamos sobre dinheiro e bens materiais na perspectiva bíblica. Se você conhece alguém que está com problemas financeiros, compartilhe esses devocionais com essa pessoa. Podemos também lhe dar sugestões de livros e outros materiais de estudo de finanças. Escreva-nos.

Baixe estes devocionais em PDF



Veja outros tópicos de devocionais:

Downloads Grátis

  Software Ganância Finanças
  Apostila de Finanças 2013
  Livreto de Finanças
  Folhetos Ganância

Artigos

  Artigos   Reflexões
  Orientações Práticas

Livre-se das Dívidas!

O Mordomo Fiel

O Mordomo Fiel ensina as crianças a serem Mordomos Fiéis.

"Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele". [Pv 22.6]

Leia também Dt 11.18-19 e Ef 6.4. Ajude as crianças, especialmente seus filhos, a entender e a praticar os ensinos da Palavra de Deus, incluindo os princípios de Mordomia Fiel. Nesta semana, ore pelas pessoas que trabalham diretamente no ministério infantil. De que maneira você poderia ou deveria se envolver?

Veja todos... »


Textos Bíblicos

Provérbios 11:4,28

4 De nada vale a riqueza no dia da ira divina, mas a retidão livra da morte.
28 Quem confia em suas riquezas certamente cairá, mas os justos florescerão como a folhagem verdejante.

Leia mais...

Mateus 6:19-24

19 "Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam. 20 Mas acumulem para vocês tesouros nos céus, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam. 21 Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração".

Leia mais...

Lucas 16:11
"Assim, se vocês não forem dignos de confiança em lidar com as riquezas deste mundo ímpio, quem lhes confiará as verdadeiras riquezas?"


Um pouco do Ganância em
Inglês: no Greed
Alemão: Gewinnsucht