Contentamento

Devocionais por Marcos E. Fink

Contentamento Aprendendo a estar contente
em qualquer circunstância

Memorize:
"Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece". Fp 4:12-13


Também publicado no Diário de Hora Silenciosa 2007, Semana 3, Clubes Bíblicos Palavra da Vida (clubesbiblicos.com.br).



Baixe estes devocionais em PDF

Domingo - Texto Bíblico: Salmo 135:5-6

Comentário para ajudar a reflexão:
Você reclamou de alguma coisa hoje? Murmurou muito na última semana? É impressionante como as pessoas têm facilidade para reclamar e murmurar. É isso que Deus espera de um cristão, que ele fique sempre reclamando e murmurando? Nesta semana veremos o que a Bíblia fala sobre contentamento. Temos a tendência de querer assumir o controle da nossa vida e fazer as coisas do nosso jeito, segundo a nossa vontade. Assim, sempre que as coisas não acontecem como queremos, lá estamos nós irritados e descontentes. Mas quem, de fato, está no controle?
Leia Isaías 55:8-9. Para alcançar uma vida de contentamento é necessário: reconhecer que Deus está no controle, viver na Sua dependência e aceitar a Sua vontade. Exercite isso a partir de hoje.
Que tal fazer uma lista das coisas pelas quais você é grato a Deus?


Segunda - Texto Bíblico: Filipenses 2:3-4; Marcos 10:45

Comentário para ajudar a reflexão:
Outra razão pela qual murmuramos é que queremos que as outras pessoas nos sirvam. Então, sempre que esperamos que alguém faça alguma coisa para nós e isso não acontece, reclamamos.
Segundo o texto de hoje, qual deve ser a nossa atitude para com as pessoas? Segundo Marcos 10:45, o que Jesus fez? Que tal buscar uma vida de contentamento servindo as pessoas ao invés de esperar que elas o sirvam?
Pense em alguma coisa que você reclama freqüentemente, e tome a decisão de não mais reclamar por este motivo. Se for algo que precisa ser resolvido, que tal envolver-se e procurar uma solução para o problema? E também, ainda hoje, faça algo por um amigo e demonstre o seu interesse em servi-lo.


Terça - Texto Bíblico: 1Timóteo 6:6-8

Comentário para auxiliar a reflexão:
Os bens materiais e o dinheiro também têm um grande poder de minar o contentamento. Dificilmente encontramos uma pessoa satisfeita e contente com aquilo que possui. Você está contente com o que tem? Segundo o texto de hoje, o que você precisaria ter para estar contente?
Reflita sobre isto: Você conhece pessoas que possuem um lugar para morar, com água potável e energia elétrica, têm alguns eletrodomésticos como fogão, geladeira, TV e chuveiro elétrico, têm o que vestir e não passam fome? Você sabia que as pessoas que possuem isso são mais ricas que 90% da população mundial? Agora, tente lembrar de tudo o que você ou sua família possuem.
E aí? Há algum motivo para reclamar?
A partir de hoje, procure reclamar menos e agradecer mais.


Quarta - Texto Bíblico: Eclesiastes 5:10-15 

Comentário para auxiliar a reflexão:
Deus prometeu que suprirá as necessidades de seus filhos (Fp 4:19), mas não prometeu satisfazer todos os desejos que a nossa sociedade de consumo determinou como necessidades. Como o nosso dinheiro acaba antes de comprarmos tudo o que queremos, então, enganados pela mídia, acreditamos que seremos felizes apenas quando pudermos comprar tudo aquilo que desejamos.
Muitos fazem dívidas e até são desonestos para obter o que desejam. O que o texto de hoje (v.10) diz sobre buscar riquezas? Dinheiro realmente traz felicidade (vv. 12-13)? Priorizar a busca por riquezas e bens proporciona o contentamento? O que Hebreus 13:5 diz sobre o "amor ao dinheiro"?
Qual deve ser a sua atitude para com as suas posses? Ore para que Deus lhe ensine a viver contente com aquilo que Ele lhe dá.


Quinta - Texto Bíblico: Filipenses 4:11-13

Comentário para auxiliar a reflexão:
"Tudo posso naquele que me fortalece" (v.13). Isso significa que devo ter uma mansão, um carro de luxo na garagem e todo o conforto que eu penso que mereço? É para objetivos materiais como esses que Deus nos dá forças? É isso o que o versículo ensina? O texto de hoje foi escrito pelo apóstolo Paulo quando ele estava na prisão. Tente imaginar quais eram as condições a que Paulo estava submetido lá. Havia comida boa? Em que cama ele dormia? Será que passava frio? Havia algum conforto para ele? Será que batiam nele? Nestas condições adversas é que Paulo escreve que aprendeu a viver contente, e que suas forças para isso vinham do Senhor. Estamos realmente dispostos a experimentar este tipo de vida de contentamento, sem murmurar?
Que tal mandar uma mensagem para um amigo que esteja passando por dificuldades e mostrar para ele que Deus pode fortalecê-lo para estar contente?


Sexta - Texto Bíblico: Filipenses 4:11-13 

Comentário para auxiliar a reflexão:
Ontem vimos que Paulo estava na prisão quando escreveu esse texto. Por que motivo Paulo estava na prisão (Fp 1:13)? Paulo era diferente de todos os prisioneiros que já haviam passado por lá, pois eles normalmente estavam mal-humorados e tinham muitas reclamações compreensíveis. Mas, a cela de Paulo era um lugar de alegria, onde estava completamente em paz e contente (v.12), a despeito de todas as circunstâncias. Não é de admirar que as novas do evangelho tenham se espalhado entre os guardas.
Pense sobre isto: Um coração repleto de alegria e de contentamento em Cristo é o segredo para causar este tipo de impacto em nossos vizinhos e colegas.
Você concorda? Uma vida de contentamento é importante para o evangelismo? De que maneira você vai colocar isso em prática?


Sábado - Texto Bíblico: Filipenses 4:11-13

Comentário para auxiliar a reflexão:
A nossa tendência é mesmo ficar reclamando e murmurando o tempo todo. Mas é isso que Deus quer de nós? Uma vida de contentamento vem naturalmente ou precisa ser aprendida? Paulo diz que aprendeu a viver contente (v.12).
O contentamento precisa ser aprendido.
O meu desejo é que os devocionais desta semana tenham motivado você a buscar uma vida de contentamento, e que as palavras de Paulo possam ser também as suas palavras: "Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação...".
Incentivo você a memorizar o versículo desta semana e, com auxílio do Senhor, experimentá-lo no seu dia-a-dia, em qualquer circunstância.

Baixe estes devocionais em PDF



Veja outros tópicos de devocionais:

Downloads Grátis

  Software Ganância Finanças
  Apostila de Finanças 2013
  Livreto de Finanças
  Folhetos Ganância

Artigos

  Artigos   Reflexões
  Orientações Práticas

Livre-se das Dívidas!

O Mordomo Fiel

O Mordomo Fiel e a Grande Comissão.

Disse Jesus: "Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado". [Mc 16.15-16]

O Mordomo Fiel usa o dinheiro e os bens materiais como ferramenta para cumprir a Grande Comissão, e não toma como missão pessoal ficar rico ou acumular riquezas materiais (1Tm 6.9-12). Os seus objetivos de vida são coerentes com o propósito de Deus para você?

Veja todos... »


Textos Bíblicos

Jó 8:11-15

11 Poderá o papiro crescer senão no pântano? Sem água cresce o junco? 12 Mal cresce e, antes de ser colhido, seca-se, mais depressa que qualquer grama.
13 Esse é o destino de todo o que se esquece de Deus; assim perece a esperança dos ímpios.

Leia mais...

Mateus 6:19-24

19 "Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam. 20 Mas acumulem para vocês tesouros nos céus, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam. 21 Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração".

Leia mais...

Lucas 16:11
"Assim, se vocês não forem dignos de confiança em lidar com as riquezas deste mundo ímpio, quem lhes confiará as verdadeiras riquezas?"


Um pouco do Ganância em
Inglês: no Greed
Alemão: Gewinnsucht