Integridade

Integridade

Devocionais sobre Integridade
Por Marcos Fink

Uma única pessoa íntegra pode
impactar nações inteiras
 (Leia Dn 6)

Memorize:

“Na terra de Uz, vivia um homem chamado Jó. Era homem íntegro e justo; temia a Deus e evitava fazer o mal”.

Jó 1.1

Domingo

Texto Bíblico: Salmo 15.1-5

Comentário para ajudar a reflexão:
Nesta semana vamos ver o que a Bíblia diz sobre integridade e qual a sua importância para a vida de uma pessoa que deseja viver de modo que agrade a Deus. O que é integridade? (Se for possível, veja uma definição de um dicionário). A Bíblia fala muito sobre integridade e dá a ela muita importância. Alguém definiu integridade como o conjunto das virtudes cristãs. Veja algumas características de uma pessoa íntegra: é alguém de conduta reta, é honesta, é ensinável, é sincera, fala sempre a verdade (não mente), é transparente, não engana, não fala mal do próximo, é digna de confiança… Que tal você continuar esta lista de características de integridade, buscando-as no texto bíblico de hoje?
Quem jamais será abalado (v. 5)?
Que características mais lhe chamam à atenção?

Segunda

Texto Bíblico: Salmo 112.1-10

Comentário para ajudar a reflexão:
O Salmo 112 nos dá motivação para buscarmos uma vida de integridade e de compromisso com Deus. Neste salmo encontramos mais características de uma pessoa íntegra. Procure-as e incremente a lista que começamos ontem.
Se você quiser aumentar ainda mais a lista, veja os seguintes textos bíblicos: Salmo 138.6Provérbios 3.11-1227.2Filipenses 2.3Colossenses 3.8-9Tiago 3.24.11 e 1Pedro 2.1. Vale a pena buscar uma vida de integridade? Você tem o objetivo de ser uma pessoa íntegra?
Em que área de sua vida você precisa ser mais íntegro? Faça esta pergunta para algum de seus familiares e peça para ele lhe ajudar a melhorar.

Terça

Texto Bíblico: Jó 1.1-3,8-11; Jó 2.3-10

Comentário para auxiliar a reflexão:
Jó é um exemplo de homem de integridade. Veja o que o próprio Deus diz sobre ele em Jó 1.8 e 2.3. Mesmo em circunstâncias completamente adversas, ou seja, perdendo todos os seus bens, sofrendo com a morte dos seus familiares e por causa da sua doença; e ainda sendo pressionado por sua mulher e por seus amigos para amaldiçoar a Deus, Jó manteve a sua integridade. Todos esses males na vida de Jó foram resultantes de pecados que ele cometeu (Jó 1.22)?
Vemos na vida de Jó como é realmente difícil ser uma pessoa íntegra. As tentações e provações certamente virão.
Como Jó reagiu aos ataques à sua integridade (Jó 2.10)? E você, como tem reagido diante das provações?

Quarta

Texto Bíblico: Jó 42.10-17

Comentário para auxiliar a reflexão:
No texto de hoje, lemos sobre a vida de Jó após as provações (compare a vida de Jó com Sl 112.6-8). Deus honrou a integridade de Jó? Deus abençoou a vida íntegra de Jó? Jó é realmente um exemplo de homem de integridade.
Eu também busco uma vida de integridade e oro constantemente para que Deus me auxilie neste objetivo.
O meu desejo é que os textos bíblicos desta semana motivem você a também buscar, de todo o coração, uma vida de integridade e de compromisso com Deus.
Que Deus te abençoe e te dê forças.

Quinta

Texto Bíblico: Daniel 6.3-5,21-28

Comentário para auxiliar a reflexão:
Compare o texto de hoje com Salmo 112.8,10. Agora, imagine se alguém bisbilhotasse a sua vida, grampeasse o seu telefone e monitorasse os sites que você acessa e os programas de TV que você assiste. E se observassem o que você escreve nos e-mails e chats e tudo o que você fala e faz? E se alguém pudesse avaliar a sua honestidade, os seus negócios, os seus planos para ganhar dinheiro e a sua diligência no trabalho? O que diriam sobre você? Os colegas de Daniel fizeram algo assim com ele. Foram implacáveis. A que conclusão chegaram (v. 5)? Sim, Daniel era um homem íntegro. O que aconteceu como resultado da sua integridade e do seu compromisso com Deus (vv. 25-27)? Isso mesmo, através do decreto do rei, muitas nações foram impactadas.
Para pensar: a integridade é importante para o evangelismo?

Sexta

Texto Bíblico: Jó 1.1

Comentário para auxiliar a reflexão:
Se você ainda não memorizou o versículo desta semana, que tal memorizá-lo hoje? Se já memorizou, parabéns!
Agora, preste atenção a esta frase: “Na cidade de _____________ vivia uma pessoa chamada ________________. Era uma pessoa íntegra e justa; temia a Deus e evitava fazer o mal”.
Se você preenchesse as lacunas acima, com sua cidade e seu nome, respectivamente, esta frase seria verdadeira? Se não, o que você vai fazer para que se torne verdadeira? (Veja Pv 28.13 e 1Jo 1.9). Nossa sociedade precisa urgentemente de pessoas íntegras como Jó e Daniel. Que tal você? Você topa este desafio? Hoje ou neste final de semana, responda esta pergunta para um amigo, para o seu líder ou para o seu pastor e peça que ele ore por você.
Ou então, envie um e-mail para nós: info@ganancia.com.br.

Sábado

Texto Bíblico: Provérbios 20.6-7

Comentário para auxiliar a reflexão:
Meu avô e meu pai foram homens que buscaram uma vida de integridade e de compromisso com Deus, e eu posso perceber como isso me influenciou positivamente e trouxe bênçãos para a minha vida. Por isso, os versos de Provérbios 20.6-7 são muito significativos para mim. Você já pensou de que forma a sua vida vai influenciar a vida dos seus filhos e dos seus descendentes? A sua vida vai proporcionar bênçãos ou tristezas para os seus descendentes?
Nesta semana vimos a importância da integridade, e como uma pessoa de integridade possui grande potencial de influência e de impacto. O meu desejo é que o Senhor faça de você uma pessoa íntegra e que impacte vidas através da sua vida.

* Os devocionais sobre Integridade também foram publicados no Diário de Hora Silenciosa 2007, Semana 21, Clubes Bíblicos Palavra da Vida.